segunda-feira, 8 de novembro de 2010

AULA DE ARTES - CORES - 6º ANO OU NÍVEL III DA EJA




A ideia da aula foi retirada do portal do professor, cuja autora é Juliana Gomes de Souza Dias e Co-autor é Eziquiel Menta


Esta aula traz a Classificação das cores, o contraste e combinação das cores, influência das cores (efeito óptico) e a diferenciação de cor luz e cor pigmento.


Inicialmente conheceremos um pouco sobre a teoria da cor. Texto tirado do wikipedia.



Você também poderá acessar esse texto pelo link: https://docs.google.com/document/pub?id=1UvBVdGz8FLtC8L-D3Y9Mio35zKLhB_yjTRZiG03nPbU

VAMOS REFLETIR?

Usando como referência estas duas imagens de barcos de pescadores:


Barcos de pesca na praia em Saintes-Maries-de-la-Mer, ao sul da França - Vicent Van Gogh

Fotografia de barcos sobre o Rio São Francisco

  • Quais as semelhanças entre as imagens?
  • Quais as cores que mais sobressaem?
  • Que sensações sentimos ao observar estas imagens?
  • Vamos listar as cores das imagens?
  • Quais as diferenças entre a pintura e a fotografia?


Vamos questionar mais as cores?
  • Quais as cores que nós mais gostam?
  • O que significam as cores para as diversas culturas?
  • Quais as cores que representam o nosso estado de espírito?
  • Quais as superstições que nós conhecemos para as cores?

As cores se combinam e trazem sensações e emoções particulares, como mostra o texto abaixo.





Você também poderá acessar esse texto pelo link: https://docs.google.com/document/pub?id=1DwqF7yvZzj4IisrLELjYb5HRc6KKyi2hH7yqZooJxkQ


O próximo vídeo também trabalha a ideia de sensações, com as cores frias e quentes:





ATIVIDADE



Apliquem todo conhecimento adquirido além da sua criatividade. Nesse sentido, a proposta para a atividade será a produção de um desenho, ou pintura, ou fotografia, ou vídeo que represente uma das quatro estações do ano. A composição deverá apresentar os seguintes elementos: cores quentes e frias, primárias e secundárias.
  • A técnica é livre para o desenho: lápis de cor, giz de cera, tinta, pastel, colagem, mas o aluno deve demonstrar habilidade no material escolhido. O suporte pode ser no tamanho A4.
  • A fotografia deverá ser no tamanho 15X20cm, podendo ser utilizada máquina fotográfica comum ou digital, e até mesmo as fotografias tiradas com aparelhos celulares.
  • O vídeo deverá ter a duração de 1 minuto.

Referências para a aula:


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